A um tempo atrás me interessei sobre computação gráfica, e portanto resolvi estudar sobre e como é aplicada em ambientes como jogos, animações, cinema e etc. O grande problema não foi achar um livro sobre ferramentas de computação gráfica, pois os mesmos são abundantes em certas livrarias, mas sobre as bibliotecas que as integram e também aprofundações na CG.
O OpenGL é uma biblioteca com centenas de funções, para criação, manipulação e modelagem de objetos 2D/3D, com o auxílio de certas linguagens de programação, destacando seu uso em games e sistemas de visualização. Ela foi lançada em 1992 pela Silicon Graphics, com o intuito de estabelecer um padrão de API no mercado, para que as empresas fabricantes de hardware pudessem adota-la. Com isso ela foi implementada em diferentes sistemas, podendo ser amplamente utilizada.
Os links abaixo, abordam o uso "básico" de Open/GL com o auxílio de C/C++, o que é bom ressaltar a importância de ter uma base sobre essas linguagens para entender as abordagens. Você também pode utilizar o OpenGL com outras linguagens de programação , por isso não se prenda apenas nesses exemplos.
Existem também muitas outras bibliotecas gráficas (Direct2D, Direct3D, PLIB, Allegro, entre outras) disponíveis para uso nos mais diversos ambientes.
Uma linguagem muito boa, mas pouco conhecida é Haskell. Eu vi livros em inglês. Se conseguir algum arquivo ajuda.
ResponderExcluirTa mais certo Android.
ResponderExcluirDe Haskell tem esse site aqui http://haskell.tailorfontela.com.br/
ResponderExcluirFlw!
As aulas de OpenGL irão continuar?
ResponderExcluirCadê o resto???
ResponderExcluirVoltando aos poucos :)
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