OpenGL


   


  A um tempo atrás me interessei sobre computação gráfica, e portanto resolvi estudar sobre e como é aplicada em ambientes como jogos, animações, cinema e etc. O grande problema não foi achar um livro sobre ferramentas de computação gráfica, pois os mesmos são abundantes em certas livrarias, mas sobre as bibliotecas que as integram e também aprofundações na CG.
O OpenGL é uma biblioteca com centenas de funções, para criação, manipulação e modelagem de objetos 2D/3D, com o auxílio de certas linguagens de programação, destacando seu uso em games e sistemas de visualização. Ela foi lançada em 1992 pela Silicon Graphics, com o intuito de estabelecer um padrão de API no mercado, para que as empresas fabricantes de hardware pudessem adota-la. Com isso ela foi implementada em diferentes sistemas, podendo ser amplamente utilizada. 
Os links abaixo, abordam o uso "básico" de Open/GL com o auxílio de C/C++, o que é bom ressaltar a importância de ter uma base sobre essas linguagens para entender as abordagens. Você também pode utilizar o OpenGL com outras linguagens de programação , por isso não se prenda apenas nesses exemplos.
Existem também muitas outras bibliotecas gráficas (Direct2D, Direct3D, PLIB, Allegro, entre outras) disponíveis para uso nos mais diversos ambientes.


  1. OpenGL: Configurando o Ambiente
  2. OpenGL: Objetos em 2D

6 comentários:

  1. Uma linguagem muito boa, mas pouco conhecida é Haskell. Eu vi livros em inglês. Se conseguir algum arquivo ajuda.

    ResponderExcluir
  2. De Haskell tem esse site aqui http://haskell.tailorfontela.com.br/
    Flw!

    ResponderExcluir
  3. As aulas de OpenGL irão continuar?

    ResponderExcluir