quinta-feira, 28 de março de 2013

OpenGL: Configurando o ambiente

A OpenGL possui 3 bibliotecas com a finalidade de simplificar determinadas tarefas de programação: Elas são GL, GLU e GLUT.

GL: É responsável pelas tarefas de baixo nível.
GLU: É utilizada para criar objetos complexos.
GLUT: Utilizada para fazer a comunicação com as janelas por meio de funções.

Quando eu comecei a passar os tutoriais de C, eu mostrei uma pequena lista de compiladores que poderiam ser usados durante a programação da linguagem. Todos os exemplos que eu passar aqui, vou estar utilizando a IDE Dev-C++ com o sistema Windows (Ruindows para alguns :) ).

Caso você ja tenha as bibliotecas, é bom atualiza-las. Abra o Dev-C++. Clique na aba 'Ferramentas', e depois em atualizações. Deve aparecer esta tela.


Na aba 'Groups', selecione 'OpenGL', seguindo um click em 'Check for updates'. Ele vai atualizar a lista de bibliotecas. Nela você deve achar e baixar a biblioteca GLUT, e atualiza-la.

Agora indo ao ponto de que as bibliotecas não se encontram na máquina.
Entre no diretório do Dev-C++ (\Dev-Cpp\Include\GL), e verifique se o mesmo contém gl.h, glu.h e glut.h.



OBS: Caso não consiga achar as bibliotecas, as mesmas estão disponíveis no site da OpenGL
Depois de baixar, copie a "glut32.dll" para a pasta "system32". Copie a "glut.h" para "\Dev-Cpp\Include\GL".

Após isso, va em "Arquivo>>Novo>>Projeto", e dentro da aba "Basic" selecione "Console Application", definindo o projeto como "Projeto C++". Dê um nome ao projeto e clique "OK". Você deve salvar seu projeto em uma pasta de fácil acesso.


Va na aba 'Projeto' e clique em Opções de Projetos, clicando em seguida na aba 'Parâmetros'. No Linker, adicione: lib/libglu32.a, lib/glut32.a e lib/libopengl32.a. As mesmas se encontram na pasta "\Dev-C++\Lib".



3 comentários:

  1. Quando acabar de apresentar OpenGL, posto uns tuto de Blender. ;D

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  2. No meu pc ja havia algumas dessas bibliotecas.
    Eu utilizo com o Java. O jeito de configurar é diferente, pois não é essa IDE q utilizo.

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  3. Isso não pegahhh!
    Eu pego o arq (glut) do Multimedia, e funciona. :)
    O Dev-C++, só reconstruindo as lib pra usa essa bagaça. De resto...

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