Quem já jogou os antigos consoles, teve muito contato com objetos 2D. Os objetos são definidos pela descrição geométrica e atributos, definindo suas características. Definimos sua orientação pelo SRU(Sistema de Referência do Universo), que é o lugar onde fazemos a descrição geométrica do objeto. Nos exemplos será utilizado o Sistema Cartesiano, formando o 3D por eixos x, y e z, e o 2D por x e y.
►Definindo um objeto 2D
Antes de mais nada é importante ter uma noção sobre geometria(elementos topológicos do espaço) e sua "descendente", a topologia(especificamente arestas e faces).
As imagens são geradas em cinco estágios distintos, chamados de pipelines. Em resumo são:
- Modelagem Geométrica:
Primeiro, definimos as coordenadas.
- Instanciamento:
Depois vem o instanciamento, aplicando as transformações geométricas.
- Recorte:
Aplicado o instanciamento, é realizado o recorte, mostrando o que vai ser exibido na tela.
- Mapeamento:
O mapeamento faz com que as coordenadas na SRU sejam mapeadas para o sistema de referência da tela (SRT).
- Conversão Vetorial-Matricial:
E por último, vem a conversão vetorial-matricial, onde o objeto é convertido em pixels.
►Menu de OpenGL
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