domingo, 6 de dezembro de 2015

Sistema de Informação - Parte 3

Dado, Informação, e Conhecimento

Nesta parte será explicada as definições de dado, informação e conhecimento, ressaltando a diferença entre eles que muitas vezes são confundidas.


  • Dado: Um dado pode ser definido como um elemento que pode ser definido em seu estado normal mas por si só não leva a nenhum entendimento de uma situação.
  • Informação: Após os dados serem coletados eles são organizados, ordenados, ganhando um sentido em relação a situação em que se encontram.
  • Conhecimento: O entendimento da junção das informações obtidas através dos dados, cria um campo de reflexão, de onde é possível criar conclusões, associações, entre outros. A partir daí que obtemos o conhecimento.



A importância da informação na organização

As organizações utilizam sistemas para resolver determinados problemas em suas atividades cotidianas, visando alcançar seus objetivos. De nada adianta implantar um sistema se ele não corresponde a necessidade da organização. Por esse motivo deve ser levantado uma série de requisitos antes de implantar um modelo de sistema.
Informações demais não significa que está ocorrendo resultados positivos em uma organização. Toda a informação deve ser tratada e refinada até resultar no resultado esperado.

Conforme o livro Gestão Estratégica da Informação, as leis da informação em uma organização são:

1º lei - Informação é infinitamente compartilhável

A informação pode ser compartilhada com muitos e usada simultaneamente por todos, sem ser consumida. Organizações que disponibilizam compartilhamento entre seus colaboradores, podem ter um valioso elemento de integração dos processos organizacionais e de melhor compreensão da própria organização por todos.
Informações compartilhadas com agentes externos (clientes, fornecedores e etc), o seu valor aumenta na medida em que a organização consegue atingir um grande público e com isso fortalecer vínculos e relacionamentos desejados.

2º lei - O valor da informação aumenta com o uso

Para que a informação seja efetivamente usada é preciso que os participantes da organização saibam que ela existe, onde ela pode ser consultada, que tenham autorização para utilizá-la, e que saibam como executá-la.

3º lei - Informação se deprecia de modo distinto

A informação não se deprecia da mesma forma que os bens de capital. Com o passar do tempo, algumas podem preservar seu valor, enquanto que outras podem perder seu valor.

4º lei - O valor da informação aumenta com a precisão

Informações inexatas, dependendo de sua aplicação, podem ser desastrosas. Um sistema bancário ou um sistema de controle de vôo não podem fornecer informações incorretas, elas devem ser precisas para terem algum valor.

5º lei - O valor da informação aumenta quando há combinação de informações

A integração das informações dentro das organizações aumenta seu valor. Os sistemas informatizados que integram diferentes módulos e permitem a análise conjunta das informações possibilitam informações muito mais valiosas para a tomada de decisão.

6º lei - Mais informação não é necessáriamente melhor

A regra que vale para os recursos financeiros (quanto mais melhor) não se aplica à informação. Quantidades excessivas de informação podem atrapalhar seu processamento, seu seleção e análise por parte do usuário, prejudicando seu desempenho. A escassez, no entanto, não é a solução para esse problema. Deve existir um equilíbrio entre a disponibilidade de informação e a capacidade de seu usuário manipulá-la.

7º lei - Informação se multiplica

Quando as informações são processadas de forma inteligente conseguimos transformá-la e gerar mais informações de valor. Sistemas informatizados que processam grandes volumes de informações operacionais podem diagnosticar tendências, padrões de comportamento e outras regras que permitem conclusões importantes sobre um fato, produto ou serviço. Como exemplo pode-se tomar o padrão de consumo de clientes, ou a tendência de vendas de produtos em determinados períodos do ano. Essas informações são de grande valor para as organizações, pois permitem elaborar estratégias de ação com melhores chances de sucesso.


Qualidade da Informação

Existem algumas características que podemos destacar para avaliar a qualidade da informação. Segue o quadro abaixo:



Em geral este é o entendimento básico que se pode ter sobre informação. Mais a frente veremos tipos de SI que são utilizados por diversos setores do mercado de acordo com suas necessidades.

Até mais! <0/

Nenhum comentário:

Postar um comentário