Tipos de Sistemas de Informação
Existem diversos tipos de sistemas utilizados nas mais diversas áreas do mercado. Desde simples planilhas de cálculos até complexos sistemas de simulação e apoio a decisão.
Segue abaixo uma lista de 31 tipos de SI e sua descrição:
1) Sistemas de Informação Rotineiros ou Transacionais (SIR’s,SIT’s, SPT’s)
Objetivo: processar dados, isto é, armazenar e recuperar dados e realizar cálculos sobre os dados.
2) Sistemas de Gestão de Suprimentos
Objetivo: controlar bens materiais da Organização (produtos, peças, matérias primas e materiais diversos), incluindo gerenciamento da composição, aquisição e fluxo de materiais por toda a cadeia produtiva. Este tipo de sistema é uma evolução dos antigos sistemas chamados MRP I e II (Manufacturing Resource Planning).
3) Sistemas de Gestão Empresarial ou Gestão Integrada – ERP
Objetivo: unir e integrar os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Uma das vantagens do sistema de ERP é diminuir estoques através da metodologia de Just-in-time (produção por demanda).
4) Sistemas de Informações Gerenciais (SIG’s)
Objetivo: fornecer informações para a tomada de decisão.Os SIG’s aparecem nos 3 níveis da pirâmide administrativa (estratégico, tático e operacional), sempre que houver alguma decisão sendo tomada. Um caso especial de SIG são os EIS (Executive Information Systems), que possibilitam diferentes visões dos dados de uma organização, através de operações tipo zoom.
5) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s)
Objetivo: apoiar decisões.
A diferença entre SIGs (que fornecem informações para decisões) e SADs (que apoiam decisões) é que os primeiros apenas retornam dados conforme solicitações (por exemplo, qual o custo total para produzir 100 unidades de tal produto), enquanto que os SADs auxiliam os tomadores de decisão avaliando as consequências de certa decisões, antes que sejam tomadas.
6) Sistemas Especialistas
Objetivo: tomar decisões.
– Soluções procedurais e algorítmicas
– Tabelas de decisão e árvores de decisão
– Regras probabilísticas e heurísticas
– Redes Neurais
7) Sistemas de Simulação
Objetivo: apoiar decisões como no SAD, mas tendo o fator tempo associado. Um SAD pode ser atemporal, mas os sistemas de simulação avaliam as consequências das decisões durante um certo período de tempo.
8) Sistemas de Informações Distribuídas
Objetivo: gerenciar dados armazenados remotamente ou em pontos diferentes.
Empresas possuem bancos de dados distribuídos por locais distantes. Os bancos de dados centralizados exigem infraestrutura pesada para suportar todos os acessos ao mesmo local. Já quando temos repositórios distribuídos, cada parte pode utilizar uma estrutura diferente e de menor custo. Bancos utilizam isso.
9) Sistemas de Informação de Automação
Objetivo: conectar computadores e máquinas.
10) Sistemas de Informação Geográfico (GPS)
Objetivo: integrar mapas e bancos de dados, fazer geolocalização ou georreferenciamento e realizar geoprocessamento de imagens (cálculo de distâncias, localizar entidades no mapa, identificar que entidade corresponde a certos objetos no mapa).
11) Sistemas de Hipertextos, Hipermídia e Multimídia
Objetivo: apresentações de informações.
12) Sistemas de Gestão Eletrônica de Documentos (GED)
Objetivo: armazenar e recuperar documentos, utilizando bancos de dados. A recuperação é feita por
atributos do documento. Exemplo: encontre o contrato feito com a empresa XYZ no ano de 2002.
13) Sistemas de Informações Textuais (Indexação e Recuperação de Informações)
Objetivo: armazenar documentos textuais e recuperá-los por conteúdo (por palavras presentes
no texto).
Estes sistemas são parecidos com os de GED pois permitem organizar documentos e mesmo diminuir papéis. Entretanto a diferença está na forma de recuperação dos documentos. Enquanto que no GED o usuário do sistema deve informar valores de atributos, nos Sistemas Textuais a pessoa procura por conteúdo.
14) Sistemas de Workflow
Objetivo: Permitir o planejamento e controle do fluxo de trabalho (processos) e o roteamento automático de documentos. Permite programar o fluxo de trabalho, incluindo sequências de atividades, decisões, tempo de espera.
15) Sistemas de Data Warehouse (Armazém de Dados)
Objetivo: agilizar tomada de decisões sem onerar bases transacionais.
Data Warehouse (DWH) é uma base de dados centralizada, criada a partir de dados copiados de bases remotas e geralmente distribuídas.
16) Sistemas de Database Marketing
Objetivo: armazenar informações sobre clientes, com objetivo de apoiar o marketing direto ou de precisão, além de permitir identificar perfis de clientes (para segmentação). Formas de coleta de dados: explícita, implícita e por inferência
17) Sistemas de CRM (Customer Relationship Management)
Objetivo: armazenar informações sobre clientes efeitos com o objetivo de aumentar ou melhorar este relacionamento (marketing de relacionamento ou marketing 1-to-1).
Segundo Peppers & Rogers, um CRM é construído em 4 passos:
a) identificar o cliente;
b) diferenciar clientes;
c) interagir com clientes;
d) personalizar produtos e serviços.
18) Sistemas de Data Mining (Mineração de Dados ou Descoberta de Conhecimento)
Objetivo: encontrar conhecimento implícito e útil em bancos dados, geralmente usando técnicas estatísticas. O processo de KDD (Figura 43) recebe como entrada um banco de dados e deve retornar como saída conhecimentos úteis para a organização ou usuário. Já o Data Mining é uma das etapas deste processo, mas seu objetivo é receber uma amostra de dados e gerar como saída padrões estatísticos.
19) Sistemas de Text Mining
Objetivo: encontrar padrões implícitos em textos, geralmente usando técnicas estatísticas
Podemos extrair as seguintes informações:
Nome: José da Silva
Empresa: XYZ
Endereço: Rua X, 31
Idade: 35 anos
20) Sistemas de Web Mining (ou Web Usage Mining)
Objetivo: encontrar padrões no comportamento de usuários da web.
Os sistemas de Web Mining fazem uso de dados sobre as páginas web e também sobre os usuários (visitantes do site), conforme descrição a seguir.
– Dados sobre Páginas Web
– Dados sobre Usuários da Web
– Estatísticas simples
21) Sistemas de Personalização e Recomendação
Objetivo: fazer ofertas personalizadas
Principais técnicas para recomendação:
– Top N: Avalia “o mais” (livros mais lidos, produtos mais vendidos, aplicativos mais baixados...)
– Vendas Cruzadas - Cross Sell: É o velho caso de "quem comprou o produto X também comprou o produto Y".
22) Sistemas de Groupware
Objetivo: apoiar trabalho em grupo
23) Sistemas de Intranet
Objetivo: apoiar trabalho em grupo utilizando tecnologias web
24) Sistemas de Extranet
Objetivo: criar uma conexão via Web entre dois pontos distantes (filiais ou empresa-parceiro)
25) Sistemas de Portais Corporativos
Objetivo: integrar todos os sistemas da empresa (Intranet, ERP, CRM, E-business, etc) num mesmo ponto de acesso. Este ponto é a Web (todos os sistemas têm a mesma cara “web” e podem ser acessados através de um login único pelo mesmo endereço Web).
26) Sistemas de E-business
Objetivo: fazer ou divulgar negócios na Web.
27) Sistemas de Comércio Eletrônico
Objetivo: suporte a compra e venda pela Internet.
28) Sistemas de Informações Pervasivos e Ubíquos
Objetivo: disponibilizar acesso a informações em qualquer hora e lugar, de modo invisível.
29) Sistemas de Business Intelligence
Objetivo: encontrar melhores práticas (best practices) e problemas (causas ou más práticas) através da análise profunda de dados.
30) Sistemas de Inteligência Competitiva
Objetivo: monitorar concorrentes e o mercado, através de coleta e análise de dados externos à Organização.
31) Sistemas de Gestão do Conhecimento
Objetivo: coletar, armazenar, organizar, recuperar e disseminar conhecimento.
Obs: Para informações detalhadas sobre cada sistema leia o livro 31 tipos de Sistemas de Informação de Stanley Loh.
Obs: Para informações detalhadas sobre cada sistema leia o livro 31 tipos de Sistemas de Informação de Stanley Loh.
To louco para ver uma matéria sobre IoT! :P
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