Adotando Estratégias com SI
Ao adquirirem sistemas para atender suas necessidades, as empresas ganham fôlego para desenvolverem novos produtos e serviços para o mercado. A competitividade do mercado é alta, e as empresas precisam traçar metas e tomarem decisões para sobreviverem independente do nicho que elas faça parte. Saber escolher um tipo de sistema no qual a empresa irá fixar sua base, e quais as vantagens que ele trará é fundamental pois o que está em jogo é o negócio.
Podemos realizar algumas classificações com relação as forças externas que influenciam na capacidade de competição das empresas:
- Consumidores e Fornecedores: Quando afetam diretamente no contexto de negócios. Se uma organização possui um cliente MASTER e seus outros clientes são de baixa consumo, ela se torna dependente deste cliente MASTER, consequentemente perdendo seu poder de negociação e sua capacidade de influência no mercado. Da mesma forma que uma empresa que vende bebidas não depende apenas de seus clientes mas também de seus parceiros (fornecedores).
- Entrantes Potenciais: Se pegarmos como exemplo o nicho de empresas que vendem sabonetes. Já existem pencas de empresas que vendem este produto. Agora o seu Zé da esquina decide entrar nesse mercado almejando uma fatia deste meio vendendo seus sabonetes com essência de hortelã. Isso aumenta a concorrência entre as empresas desse ramo.
Ao analisar estes tópicos podemos salientar algumas ideias. Para uma empresa para ser competitiva em um mercado, precisa oferecer produtos de qualidades, ser próximo do cliente, oferecer produtos diferenciados aos de seus concorrentes, entre outros pontos. As organizações estabelecem estratégias para conseguir sobreviver e se adequar ao jogo do mercado. Algumas dessas estratégias são:
- Estratégia de Inovação: A organização procura uma forma de se reinventar no mercado. Para atingir esse ponto, ela cria produtos ou serviços inovadores. A organização pode mudar de forma extrema sua maneira de produzir e servir os seus clientes.
- Estratégia de Liderança sobre custo: Aqui são ofertados serviços/produtos com preços baixos para os clientes. De uma forma lógica ao mesmo tempo que oferece serviços/produtos de baixo preço, a qualidade depende da ideia de entrega da empresa.
- Estratégia de Diferença: Estuda e encontra a melhor maneira de adaptar recursos diferentes aos seus serviços/produtos em relação aos de seus concorrentes.
- Estratégia de Aliança: Aqui são feitos parcerias com clientes, fornecedores, até mesmo concorrentes, visando obter ganhos e crescimento para a organização.
- Estratégia de Crescimento: O líderes estabelecem formas de a organização aumentar seu crescimento, seja em produção ou integrando outros produtos e serviços na sua linha de trabalho.
As organização utilizam de estratégias genéricas para definir sua própria estratégia, definindo seu papel no mercado. Veja este quadro para ter um entendimento aonde entra o papel dos SI para acrescentar implementar estratégias:
Os SI's Estratégicos realizam o "meio de campo" para a empresas elaborarem suas estratégias.
*Um case de sucesso é a rede Wall-Mart Inc. Eles possuem um sistema de reabastecimento contínuo de estoque muito eficiente. Quando alguém compra um determinado produto, o sistema avisa a sede da empresa (nos EUA), que certamente realizará o pedido de abastecimento para aquele determinado local. O sistema é tão bem elaborado que envia pedidos de novas mercadorias para fornecedores quando detecta um pagamento de uma determinada compra. É permitido também que a empresa configure as compras nos itens das lojas para atender as demandas. Tudo isso reduz de forma significante os gastos que o Wall-Mart Inc. tem ao ano.
* Fonte: Revista Negócios Exame - pág 28 a 30 - Ano: 2001
Isso é apenas um exemplo de tantos outros, deixando a evidência de como os sistemas podem impactar a forma como as organizações são conduzidas.
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