terça-feira, 10 de abril de 2018

Sistema de Informação - Parte 5

Desenvolvimento de um Sistema de Informação


O planejamento é tudo na vida das organizações. O uso das tecnologias por parte das mesmas não poderia ser diferente. Não basta comprar um software de prateleira, hardware, e sair instalando por aí dizendo que é a solução de seus problemas. Errar o tipo de sistema custa caro, e dependendo da situação custa MUITO caro. Vale lembrar do que foi citado anteriormente de que em SI são inclusos usuários.
O que se deve ter em mente é que um SI é muito mais que ter desenvolvedores que criem e coloquem para rodar uma aplicação. Existe análise, custo, tempo, segurança, regras, entre outros pontos.
Vou tentar destacar com clareza os aspectos básicos que são envolvidos durante o desenvolvimento visando solucionar os problemas da organização.

É preciso entender que independente do tamanho, todos os projetos de SI possui um ciclo de desenvolvimento.



  • Definição do Sistema: É identificado qual o problema que deve ser solucionado. Ocorre a aplicação da listagem de possíveis soluções para o caso. Aqui também são setados os custos, benefícios, viabilidade e etc.
  • Análise do Sistema: Neste ponto são analisados os requisitos funcionais para a criação ou melhoria de um sistema. É imprescindível entender as necessidades da organização, sabendo quais os recursos, ferramentas, processos que são utilizados para realização das atividades da mesma. É importante saber que é aqui que será destacado o que o sistema deve fazer.
  • Projeto: Depois de orçado, requisitos em mãos, objetivos traçados, é hora de sinalizar como o processo de implementação dos objetivos do sistema será realizado.
  • Implantação: Esta etapa se baseia no sentido de "por a mão na massa". Aqui acontece o desenvolvimento das especificações passadas nas etapas anteriores, testes, documentação, treinamentos, e etc. Por fim, é preparado o ambiente para que o usuário final usufrua do que solicitou.
  • Manutenção: Depois de desenvolvido e implantado, normalmente o sistema precisará de melhoria. É importante destacar que neste ponto não no referimos diretamente a erros. Nesta parte entram também novas funcionalidades, ajustes, correções, adaptações, entre outros recursos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário