Enquanto desenvolvemos nossos programas, precisamos que certas coisas aconteçam em momentos específicos. Levamos em conta o seguinte exemplo:
Temos um personagem. Nosso personagem assim como qualquer ser humano, sente frio, calor, sede, fome e etc. Quando estiver frio, queremos que ele coloque um casaco, ou quando calor, ele deve vestir uma bermuda. Também podemos detalhar um pouco mais. Se a temperatura marcar até 30°C ele vai para a piscina, mas se estiver marcando mais que 30°C ele vai para praia.
Esses são exemplos extremamente simples de tomadas de decisões que podemos colocar em um programa. E para fazermos isso, recorreremos aos operadores e instruções de C.
► Verdadeiro e Falso
Como em C não existe um tipo que permita armazenar valores lógicos, utilizamos o 0 (ZERO) para representar um valor FALSO, enquanto tudo que for diferente de 0 (ZERO), sera VERDADEIRO.
Ex:
Valor Falso: 0
Valores Verdadeiros: -5 , 10 , 160.7, 0.00090
► Operadores Relacionais
Para avaliarmos se a temperatura é menor que tal marca, ou se determinado valor é maior que o outro, utilizamos os Operadores Relacionais.
► Operador de Igualdade:
Representado por " == ".
Ex:
f == z // Verifica se f é igual a z.
► Operador Maior que:
Representado por " > ".
Ex:
f > z // Verifica se f é maior que z.
► Operador Menor que:
Representado por " < ".
Ex:
f < z // Verifica se f é menor que z.
► Operador Maior ou Igual que:
Representado por " >= ".
Ex:
f >= z // Verifica se f é maior igual a z.
► Operador Menor ou Igual que:
Representado por " <= ".
Ex:
f <= z // Verifica se f é menor igual a z.
► Operador Diferente de:
Representado por " != ".
Ex:
f != z // Verifica se f é diferente de z.
OBS: SO NÃO CONFUNDA " = " COM " == ". O PRIMEIRO ATRIBUI UM VALOR, O SEGUNDO COMPARA. ;)
► Instrução if-else
Para determinar quais instruções devem executar em uma certa ocasião, utilizamos um dos controles de fluxos de C chamado if-else.
Ex:
#include <stdio.h>
main()
{
int a;
printf("Ins um número\n");
scanf("%d",&a); // Insere um int
if (a > 0) // verifica se o número inserido foi maior que 0
printf("Verdadeiro"); // se for, imprime Verdadeiro
else //
printf("Falso"); // caso não for imprime Falso
// utilizar getchar() aqui caso o programa fechar rapidamente.
}
A instrução do if é obrigada a estar entre parênteses. Foi verificada a primeira instrução. Caso ela não fosse verdadeira, o else seria executado. Lembrando que o else não é obrigatório.
Também existe casos em que temos que encadear mais de uma instrução:
#include <stdio.h>
main()
{
float sal;
printf("Ins o salário:\n");
scanf("%f", &sal);
if (sal<= 0)
printf("Sem grana!");
else if (sal > 500)
printf("Imposto = %.2f\n", sal*0.20);
else
printf("imposto = %.2f\n", sal*0.90);
}
Uma das coisas que é importante utilizar na programação, é a indentação. Mesmo não surtindo nenhum efeito na compilação ou mesmo na execução (no caso de C), ela ajuda a apresentar os limites de cada instrução para o programador ou qualquer um que ler o código. Cada um escolhe o melhor jeito de fazer a sua.
Ex:
Esses dois exemplos são iguais. A única diferença é que o primeiro não foi utilizado indentação.
1)
if (v!=1)
printf("Certo.\n");
else
printf("Erro");
2)
if (v!=1)
printf("Certo.\n");
else
printf("Erro");
► Operadores Lógicos
Existem outros tipos de operadores chamados de Operadores Lógicos, que são utilizados para ligar duas ou mais condições. Sendo que ao final da operação, devolvem um apenas um valor (VERDADEIRO OU FALSO). A utilização desses operadores é muito simples. Partimos do exemplo de que toda a bola é redonda e, os peixes nadam.
Ex:
if (bola_redonda && peixes_nadam)
printf("Verdadeiro"); // True
Caso algum destes elementos fosse alterado:
if (bola_redonda && vacas_voam)
printf("Falso"); // False
Operador: " && "
Significado: AND (E lógico). Obriga as duas operações serem verdadeiras. Caso contrário, sera falso.
Ex: f >= 9 && f <= 19
Operador: " || "
Significado: OR (OU lógico). Obriga pelo menos uma das operações serem verdadeiras. Caso contrário, sera falso.
Ex: f == 10 | | f == 6
Operador: " ! "
Significado: NOT (Negação lógica). Verdadeiro se a condição for falsa. Falso se for verdadeira.
Ex: ! z
Como as instruções nem sempre são avaliadas da esquerda para direita, existe uma tabela de precedência que indica a precedência de cada um.
► Operador Condicional - ?
É um operador ternário (e também o único) de C, que recebe três argumentos. Ele avalia a condição retornando um resultado Verdadeiro pelo elemento1, ou Falso pelo elemento2.
Ex:
condição ? elemento1: elemento2
#include<stdio.h>
main()
{
int idade;
printf("Insira sua idade:\n");
scanf("%d", &idade);
idade = idade >= 18 ? 20 : 10;
printf("Ganhou %d pontos!",idade);
}
►Instrução Switch
Utilizado para tomada de decisões quando a quantidade de opções é muito grande. Imagina se quiséssemos escolher entre 30 opções? Fazer isso com if-else não é legal. O Switch executa os valores numéricos do tipo char, long ou int. Comparando em seguida o valor recebido, com as constantes dos cases.
O case que for igual ao valor inserido, sera executado e o programa passara para próxima instrução com o auxilio do break. Caso contrário, mesmo achando o case certo, o programa continuara percorrendo o switch até finaliza-lo. Se o valor não bater com nenhum dos cases, a instrução que estiver em default será executada.
► Instrução Break
É utilizada quando queremos parar a execução dentro de um switch. O programa pula para próxima instrução .
Ex:
#include <stdio.h>
main()
{
char estCivil;
printf("Qual seu estado Civil:\n");
printf(" S - Solteiro \n C - Casado\n D - Divorciado \n V - Viúvo \n");
estCivil = getchar();
switch(estCivil)
{
case 'S': printf("Solteiro(a)");
break;
case 'C': printf("Casado(a)");
break;
case 'D': printf("Divorciado(a)");
break;
case 'V': printf("Viúvo(a)");
break;
default: printf("Estado Civil incorreto");
}
}
O programa poderia ter sido feito utilizando números nas escolhas, ou também, colocando 's' , 'c', 'd' e 'v' junto de cada um de seus correspondentes.
Ex:
case 'c':
case 'C': printf ("Casado");
break;
Significa que tanto 'c' minúsculo quanto 'C' maiúsculo, seria entendido como casado.
Até logo! ^^
►Menu da Linguagem C