domingo, 6 de dezembro de 2015

Sistema de Informação - Parte 4

Tipos de Sistemas de Informação

Existem diversos tipos de sistemas utilizados nas mais diversas áreas do mercado. Desde simples planilhas de cálculos até complexos sistemas de simulação e apoio a decisão. 

Segue abaixo uma lista de 31 tipos de SI e sua descrição:


1) Sistemas de Informação Rotineiros ou Transacionais (SIR’s,SIT’s, SPT’s)

Objetivo: processar dados, isto é, armazenar e recuperar dados e realizar cálculos sobre os dados.

2) Sistemas de Gestão de Suprimentos

Objetivo: controlar bens materiais da Organização (produtos, peças, matérias primas e materiais diversos), incluindo gerenciamento da composição, aquisição e fluxo de materiais por toda a cadeia produtiva. Este tipo de sistema é uma evolução dos antigos sistemas chamados MRP I e II (Manufacturing Resource Planning).

3) Sistemas de Gestão Empresarial ou Gestão Integrada – ERP

Objetivo: unir e integrar os diversos sistemas rotineiros ou transacionais de uma organização. Uma das vantagens do sistema de ERP é diminuir estoques através da metodologia de Just-in-time (produção por demanda).

4) Sistemas de Informações Gerenciais (SIG’s)

Objetivo: fornecer informações para a tomada de decisão.Os SIG’s aparecem nos 3 níveis da pirâmide administrativa (estratégico, tático e operacional), sempre que houver alguma decisão sendo tomada. Um caso especial de SIG são os EIS (Executive Information Systems), que possibilitam diferentes visões dos dados de uma organização, através de operações tipo zoom.

5) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD’s)

Objetivo: apoiar decisões.
A diferença entre SIGs (que fornecem informações para decisões) e SADs (que apoiam decisões) é que os primeiros apenas retornam dados conforme solicitações (por exemplo, qual o custo total para produzir 100 unidades de tal produto), enquanto que os SADs auxiliam os tomadores de decisão avaliando as consequências de certa decisões, antes que sejam tomadas.

6) Sistemas Especialistas

Objetivo: tomar decisões.

– Soluções procedurais e algorítmicas
– Tabelas de decisão e árvores de decisão
– Regras probabilísticas e heurísticas
– Redes Neurais

7) Sistemas de Simulação

Objetivo: apoiar decisões como no SAD, mas tendo o fator tempo associado. Um SAD pode ser atemporal, mas os sistemas de simulação avaliam as consequências das decisões durante um certo período de tempo.

8) Sistemas de Informações Distribuídas

Objetivo: gerenciar dados armazenados remotamente ou em pontos diferentes.
Empresas possuem bancos de dados distribuídos por locais distantes. Os bancos de dados centralizados exigem infraestrutura pesada para suportar todos os acessos ao mesmo local. Já quando temos repositórios distribuídos, cada parte pode utilizar uma estrutura diferente e de menor custo. Bancos utilizam isso.

9) Sistemas de Informação de Automação

Objetivo: conectar computadores e máquinas.

10) Sistemas de Informação Geográfico (GPS)

Objetivo: integrar mapas e bancos de dados, fazer geolocalização ou georreferenciamento e realizar geoprocessamento de imagens (cálculo de distâncias, localizar entidades no mapa, identificar que entidade corresponde a certos objetos no mapa).

11) Sistemas de Hipertextos, Hipermídia e Multimídia

Objetivo: apresentações de informações.

12) Sistemas de Gestão Eletrônica de Documentos (GED)

Objetivo: armazenar e recuperar documentos, utilizando bancos de dados. A recuperação é feita por
atributos do documento. Exemplo: encontre o contrato feito com a empresa XYZ no ano de 2002.

13) Sistemas de Informações Textuais (Indexação e Recuperação de Informações)

Objetivo: armazenar documentos textuais e recuperá-los por conteúdo (por palavras presentes
no texto).
Estes sistemas são parecidos com os de GED pois permitem organizar documentos e mesmo diminuir papéis. Entretanto a diferença está na forma de recuperação dos documentos. Enquanto que no GED o usuário do sistema deve informar valores de atributos, nos Sistemas Textuais a pessoa procura por conteúdo.

14) Sistemas de Workflow

Objetivo: Permitir o planejamento e controle do fluxo de trabalho (processos) e o roteamento automático de documentos. Permite programar o fluxo de trabalho, incluindo sequências de atividades, decisões, tempo de espera.

15) Sistemas de Data Warehouse (Armazém de Dados)

Objetivo: agilizar tomada de decisões sem onerar bases transacionais.
Data Warehouse (DWH) é uma base de dados centralizada, criada a partir de dados copiados de bases remotas e geralmente distribuídas.

16) Sistemas de Database Marketing

Objetivo: armazenar informações sobre clientes, com objetivo de apoiar o marketing direto ou de precisão, além de permitir identificar perfis de clientes (para segmentação). Formas de coleta de dados: explícita, implícita e por inferência

17) Sistemas de CRM (Customer Relationship Management)

Objetivo: armazenar informações sobre clientes efeitos com o objetivo de aumentar ou melhorar este relacionamento (marketing de relacionamento ou marketing 1-to-1).

Segundo Peppers & Rogers, um CRM é construído em 4 passos:
a) identificar o cliente;
b) diferenciar clientes;
c) interagir com clientes;
d) personalizar produtos e serviços.

18) Sistemas de Data Mining (Mineração de Dados ou Descoberta de Conhecimento)

Objetivo: encontrar conhecimento implícito e útil em bancos dados, geralmente usando técnicas estatísticas. O processo de KDD (Figura 43) recebe como entrada um banco de dados e deve retornar como saída conhecimentos úteis para a organização ou usuário. Já o Data Mining é uma das etapas deste processo, mas seu objetivo é receber uma amostra de dados e gerar como saída padrões estatísticos.

19) Sistemas de Text Mining

Objetivo: encontrar padrões implícitos em textos, geralmente usando técnicas estatísticas 

Podemos extrair as seguintes informações:
Nome: José da Silva
Empresa: XYZ
Endereço: Rua X, 31
Idade: 35 anos

20) Sistemas de Web Mining (ou Web Usage Mining)

Objetivo: encontrar padrões no comportamento de usuários da web.
Os sistemas de Web Mining fazem uso de dados sobre as páginas web e também sobre os usuários (visitantes do site), conforme descrição a seguir.
– Dados sobre Páginas Web
– Dados sobre Usuários da Web
– Estatísticas simples

21) Sistemas de Personalização e Recomendação

Objetivo: fazer ofertas personalizadas
Principais técnicas para recomendação:
– Top N: Avalia “o mais” (livros mais lidos, produtos mais vendidos, aplicativos mais baixados...)
– Vendas Cruzadas - Cross Sell: É o velho caso de "quem comprou o produto X também comprou o produto Y".

22) Sistemas de Groupware

Objetivo: apoiar trabalho em grupo

23) Sistemas de Intranet

Objetivo: apoiar trabalho em grupo utilizando tecnologias web

24) Sistemas de Extranet

Objetivo: criar uma conexão via Web entre dois pontos distantes (filiais ou empresa-parceiro)

25) Sistemas de Portais Corporativos

Objetivo: integrar todos os sistemas da empresa (Intranet, ERP, CRM, E-business, etc) num mesmo ponto de acesso. Este ponto é a Web (todos os sistemas têm a mesma cara “web” e podem ser acessados através de um login único pelo mesmo endereço Web).

26) Sistemas de E-business

Objetivo: fazer ou divulgar negócios na Web.

27) Sistemas de Comércio Eletrônico

Objetivo: suporte a compra e venda pela Internet.

28) Sistemas de Informações Pervasivos e Ubíquos

Objetivo: disponibilizar acesso a informações em qualquer hora e lugar, de modo invisível.

29) Sistemas de Business Intelligence

Objetivo: encontrar melhores práticas (best practices) e problemas (causas ou más práticas) através da análise profunda de dados.

30) Sistemas de Inteligência Competitiva

Objetivo: monitorar concorrentes e o mercado, através de coleta e análise de dados externos à Organização.

31) Sistemas de Gestão do Conhecimento

Objetivo: coletar, armazenar, organizar, recuperar e disseminar conhecimento.

Obs: Para informações detalhadas sobre cada sistema leia o livro 31 tipos de Sistemas de Informação de Stanley Loh.

Sistema de Informação - Parte 3

Dado, Informação, e Conhecimento

Nesta parte será explicada as definições de dado, informação e conhecimento, ressaltando a diferença entre eles que muitas vezes são confundidas.


  • Dado: Um dado pode ser definido como um elemento que pode ser definido em seu estado normal mas por si só não leva a nenhum entendimento de uma situação.
  • Informação: Após os dados serem coletados eles são organizados, ordenados, ganhando um sentido em relação a situação em que se encontram.
  • Conhecimento: O entendimento da junção das informações obtidas através dos dados, cria um campo de reflexão, de onde é possível criar conclusões, associações, entre outros. A partir daí que obtemos o conhecimento.



A importância da informação na organização

As organizações utilizam sistemas para resolver determinados problemas em suas atividades cotidianas, visando alcançar seus objetivos. De nada adianta implantar um sistema se ele não corresponde a necessidade da organização. Por esse motivo deve ser levantado uma série de requisitos antes de implantar um modelo de sistema.
Informações demais não significa que está ocorrendo resultados positivos em uma organização. Toda a informação deve ser tratada e refinada até resultar no resultado esperado.

Conforme o livro Gestão Estratégica da Informação, as leis da informação em uma organização são:

1º lei - Informação é infinitamente compartilhável

A informação pode ser compartilhada com muitos e usada simultaneamente por todos, sem ser consumida. Organizações que disponibilizam compartilhamento entre seus colaboradores, podem ter um valioso elemento de integração dos processos organizacionais e de melhor compreensão da própria organização por todos.
Informações compartilhadas com agentes externos (clientes, fornecedores e etc), o seu valor aumenta na medida em que a organização consegue atingir um grande público e com isso fortalecer vínculos e relacionamentos desejados.

2º lei - O valor da informação aumenta com o uso

Para que a informação seja efetivamente usada é preciso que os participantes da organização saibam que ela existe, onde ela pode ser consultada, que tenham autorização para utilizá-la, e que saibam como executá-la.

3º lei - Informação se deprecia de modo distinto

A informação não se deprecia da mesma forma que os bens de capital. Com o passar do tempo, algumas podem preservar seu valor, enquanto que outras podem perder seu valor.

4º lei - O valor da informação aumenta com a precisão

Informações inexatas, dependendo de sua aplicação, podem ser desastrosas. Um sistema bancário ou um sistema de controle de vôo não podem fornecer informações incorretas, elas devem ser precisas para terem algum valor.

5º lei - O valor da informação aumenta quando há combinação de informações

A integração das informações dentro das organizações aumenta seu valor. Os sistemas informatizados que integram diferentes módulos e permitem a análise conjunta das informações possibilitam informações muito mais valiosas para a tomada de decisão.

6º lei - Mais informação não é necessáriamente melhor

A regra que vale para os recursos financeiros (quanto mais melhor) não se aplica à informação. Quantidades excessivas de informação podem atrapalhar seu processamento, seu seleção e análise por parte do usuário, prejudicando seu desempenho. A escassez, no entanto, não é a solução para esse problema. Deve existir um equilíbrio entre a disponibilidade de informação e a capacidade de seu usuário manipulá-la.

7º lei - Informação se multiplica

Quando as informações são processadas de forma inteligente conseguimos transformá-la e gerar mais informações de valor. Sistemas informatizados que processam grandes volumes de informações operacionais podem diagnosticar tendências, padrões de comportamento e outras regras que permitem conclusões importantes sobre um fato, produto ou serviço. Como exemplo pode-se tomar o padrão de consumo de clientes, ou a tendência de vendas de produtos em determinados períodos do ano. Essas informações são de grande valor para as organizações, pois permitem elaborar estratégias de ação com melhores chances de sucesso.


Qualidade da Informação

Existem algumas características que podemos destacar para avaliar a qualidade da informação. Segue o quadro abaixo:



Em geral este é o entendimento básico que se pode ter sobre informação. Mais a frente veremos tipos de SI que são utilizados por diversos setores do mercado de acordo com suas necessidades.

Até mais! <0/